Protestos ocorreram em Bogotá, Cali, Medellín e outras cidades, reunindo sindicatos, estudantes e povos indígenas. Manifestantes criticam a agenda econômica, a segurança e o aumento do custo de vida.
Milhares de pessoas marcharam em várias cidades da Colômbia nesta quarta-feira (14) em protesto contra a gestão de Abelardo de la Espriella, que soma apenas dois meses no cargo. As manifestações sinalizaram rejeição à agenda econômica e de segurança do governo e concentraram críticas ao aumento do custo de vida e ao que os manifestantes definiram como retrocesso de conquistas sociais.
As mobilizações ocorreram em Bogotá, Cali, Medellín, Bucaramanga, Pereira e Riohacha. A convocação reuniu sindicatos, coletivos estudantis, centrais sindicais e o Conselho Regional Indígena do Cauca (CRIC), em uma aliança que abrangeu desde o movimento docente até comunidades indígenas e camponesas.
Na mobilização em Bogotá, espera-se a presença do ex-presidente Gustavo Petro, acompanhado por lideranças progressistas. Os organizadores enfatizaram o caráter pacífico da jornada, em resposta a alegações difundidas pela Casa de Nariño que buscariam deslegitimar as reivindicações da sociedade civil colombiana.
O estopim apontado pelos setores mobilizados foi o Decreto 1525, assinado por De la Espriella. A norma estabelece regras para a atuação das forças de segurança em manifestações e autoriza as autoridades a dispersá-las diante de distúrbios graves. Em reação, os governos locais responderam com ampla presença de agentes uniformizados nas principais cidades, ação que a oposição interpretou como tentativa de reprimir, de antemão, o direito de manifestação.
Organizadores haviam anunciado o dia como uma expressão do descontentamento face ao custo de vida e ao desmonte de programas sociais. Além do decreto, setores mobilizados questionaram o conjunto das primeiras decisões do presidente, ao qual acusam de adotar medidas que encarecem a vida da maioria da população e corroem direitos adquiridos.
A Fecode, Federação Colombiana de Educadores, saiu em defesa da educação pública e da saúde dos professores, reivindicando a reconstrução da infraestrutura escolar afetada por emergências anteriores, como o terremoto e as réplicas registradas no Vale do Cauca, e denunciou estigmatização contra o sindicalismo docente. As comunidades indígenas e camponesas rejeitaram megaprojetos e medidas econômicas que, segundo elas, colocam em risco seus territórios ancestrais; o CRIC alertou que a administração de De la Espriella busca minar a autonomia de suas organizações.
O tema econômico concentrou boa parte do descontentamento: o encarecimento do custo de vida e políticas consideradas prejudiciais a direitos sociais levaram trabalhadores de diversos setores às ruas. Para as centrais sindicais e movimentos populares, os protestos assumem a dimensão de um primeiro grande embate social contra o Executivo, apenas dois meses após o início da gestão.
A continuidade do movimento e eventuais novas mobilizações dependerão da articulação das centrais e da resposta do governo às críticas. O episódio marca uma escalada de tensão política e social que coloca na agenda pública debates sobre segurança, direitos sociais e formas de conviver com manifestações em meio a medidas de força pública.
O dia de protestos deixou claro que as disputas em torno do Decreto 1525 e das prioridades econômicas do governo devem permanecer no centro do debate nacional nas próximas semanas.
