Trump recua e anuncia redução do ‘tarifaço’ por 90 dias para todos os países, exceto a China

por Redação

Publicado em 10/04/2025,

às 07h55

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na tarde desta quarta-feira (9) que irá pausar por 90 dias o programa de tarifas recíprocas e reduzirá para 10% as tarifas de importação contra países, exceto a China.

Segundo Trump, as taxas contra os chineses aumentarão para 125%, devido às retaliações anunciadas por Pequim nesta semana.

A medida é mais um episódio da nova disputa comercial entre EUA e China, iniciada pelo tarifaço de Trump. No último dia 2 de abril, o norte-americano anunciou taxas de importação sobre 180 países de todo o mundo. De lá para cá, ouve retaliações de parte a parte, subindo tarifas de importação.

Os EUA haviam imposto uma taxa de 104% aos produtos chineses, que entraria em vigor nesta quarta. Em resposta, o Ministério das Finanças da China anunciou que subiria tarifas para 84% sobre os produtos americanos. (saiba mais abaixo)

“Em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis”.

O líder norte-americano anunciou que irá reduzir para 10% as taxas recíprocas a outros países, pelo prazo de 90 dias. Ele se referiu à decisão como uma “pausa” no tarifaço, que há uma semana resultou na escalada da guerra comercial global.

Veja a íntegra do post de Donald Trump
“Com base na falta de respeito que a China tem demonstrado aos mercados mundiais, estou aumentando a tarifa cobrada à China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, espero que em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de explorar os EUA e outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis. Por outro lado, e com base no fato de que mais de 75 países convocaram representantes dos Estados Unidos, incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e o USTR, para negociar uma solução para os assuntos discutidos relativos ao Comércio, Barreiras Comerciais, Tarifas, Manipulação de Moeda e Tarifas Não Monetárias, e que esses países não retaliaram de nenhuma forma contra os Estados Unidos, conforme minha forte sugestão, eu autorizei uma PAUSA de 90 dias, e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida durante este período, de 10%, também com efeito imediato. Obrigado pela atenção a este assunto!”

Compartilhe

Categorias

Tags

Últimas Notícias

Cerca de 200 mil pessoas devem deixar Salvador durante Semana Santa

18/04/2025

às 07h47

Receita recebe quase 14 milhões de declarações do IR

18/04/2025

às 07h42

Cinco homens trocam tiros com a Rondesp e morrem na zona rural de Santa Bárbara

18/04/2025

às 07h38

Bahia perde para o Cruzeiro e encerra invencibilidade de 12 jogos

18/04/2025

às 07h34

Nordeste lidera ranking do crescimento na renda do trabalho

18/04/2025

às 07h30

Publicações Relacionadas