As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador atingiram 18% de execução no Trecho 1. O trecho liga a Estação da Calçada à Ilha de São João. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (21) durante visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues.
O governador esteve no local acompanhado do diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente. Na ocasião, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a entrega das etapas do projeto.
O VLT terá capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia. A obra é executada pela CTB, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O projeto prevê 36 quilômetros de extensão, 34 paradas e investimento aproximado de R$ 5 bilhões.
Trechos
O VLT está dividido em três trechos. Cada um é executado por um consórcio diferente, o que permite avanço simultâneo das obras.
O Trecho 1 tem 16,7 quilômetros, 17 paradas e uma estação. É executado pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador.
O Trecho 2 liga Paripe a Águas Claras, com 9,2 quilômetros e 8 paradas. Terá integração ao Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) em Águas Claras. A obra é conduzida pelo Consórcio VLT Lote 2.
O Trecho 3 vai de Águas Claras a Piatã. São 10,5 quilômetros e 9 paradas, com integração ao SMSL no Bairro da Paz. A execução está sob responsabilidade do Consórcio Bahia Atlântico.
As três frentes atuam de forma simultânea para acelerar o cronograma de implantação.