Veterinários são autorizados a prescrever Cannabis para tratamento de animais

Anvisa regulamenta uso de canabinoides na medicina veterinária, permitindo tratamento de doenças oncológicas e neurológicas

Foto: VesnaArt | Shutterstock)

por Tabitha Gomes

Publicado em 31/10/2024,

às 14h19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu um importante passo para a medicina veterinária no Brasil, aprovando, por unanimidade, a regulamentação do uso de medicamentos à base de cannabis para o tratamento de animais. Com a nova resolução, profissionais da área poderão prescrever canabinoides para tratar patologias complexas, como câncer, doenças neurológicas e ortopédicas em animais de estimação.

A decisão foi formalizada nesta quarta-feira (30) após deliberação em plenária pública e representa uma resposta a uma proposta apresentada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O uso desses medicamentos, que já ocorria em alguns casos de forma não regulamentada, agora terá respaldo legal, o que confere maior segurança jurídica aos veterinários e tutores.

Com a regulamentação, veterinários poderão prescrever medicamentos com canabinoides por meio de receitas especiais, que serão retidas nas farmácias, conforme já ocorre com outros produtos controlados. A manipulação desses produtos, no entanto, permanece proibida, restringindo-se o uso apenas aos produtos prontos e aprovados.

A medida é vista como um avanço no cuidado veterinário, possibilitando que os profissionais ofereçam alívio e tratamento para condições antes tratadas com menos opções de medicamentos.

Compartilhe

Categorias

Últimas Notícias

Ex-secretário de Salvador é investigado em esquema bilionário na Operação Overclean pela PF

03/04/2025

às 09h54

Bahia enfrenta Internacional pela Copa Libertadores nesta quinta-feira

03/04/2025

às 09h27

Apresentadora Wanda Chase morre em Salvador

03/04/2025

às 09h05

Funcionários da Caixa apontam crises de saúde mental e luta por direitos

02/04/2025

às 11h00

Senado aprova PL da reciprocidade e dá resposta à ‘guerra’ comercial de Trump

02/04/2025

às 10h55

Publicações Relacionadas