STF analisa caso de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF

STF analisa caso de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF
Foto: Divulgação/CBF

por Tabitha Gomes

Publicado em 02/10/2024,

às 13h45

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá analisar o processo que define se Ednaldo Rodrigues continuará ou não na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quinta-feira (3). Esta é a sétima vez que o caso é marcado pela corte para julgamento.

Os ministros do STF vão decidir se mantém ou derrubam a liminar sobre a ocupação de Ednaldo na presidência da CBF. Ele havia sido destituído do cargo pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), após a Justiça entender que a confederação assinou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) sem que o órgão tivesse competência para a decisão, declarando como inválida a eleição que o elegeu.

Com Gilmar Mendes sendo o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), os ministros do STF discutirão artigos da Lei Pelé e Lei Geral do Esporte, visando definir se o Poder Judiciário pode ou não intervir em questões internas das entidades esportivas do país. Eles também vão analisar se o MP tem poder de firmar acordos relacionados à prestação de serviços esportivos.

Na época da decisão do ministro Gilmar Mendes, ele alegou haver “risco de prejuízo iminente” no caso, já que era o período que a Seleção Brasileira de Futebol estava em processo de torneios pré-olímpicos, fundamentais para a classificação nas Olimpíadas de Paris, na França. Segundo a alegação do PCdoB, que abriu o requerimento, a inscrição da delegação na competição não seria aceita pois os atos de um presidente interino da CBF não são reconhecidos pela Fifa e Conmebol.

O afastamento de Ednaldo resultou na escolha do então presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz de Jesus, como presidente interino na CBF, na forma de um interventor. Com a ordem judicial expedida, Ednaldo voltou à CBF e o Brasil foi inscrito. Entretanto, a equipe brasileira foi eliminada no pré-olímpico, o que resultou na ausência de um representante masculino na competição.

Caso Ednaldo Rodrigues seja suspenso da CBF, novas eleições serão convocadas dentro de 30 dias.

Compartilhe

Categorias

Últimas Notícias

Cerca de 200 mil pessoas devem deixar Salvador durante Semana Santa

18/04/2025

às 07h47

Receita recebe quase 14 milhões de declarações do IR

18/04/2025

às 07h42

Cinco homens trocam tiros com a Rondesp e morrem na zona rural de Santa Bárbara

18/04/2025

às 07h38

Bahia perde para o Cruzeiro e encerra invencibilidade de 12 jogos

18/04/2025

às 07h34

Nordeste lidera ranking do crescimento na renda do trabalho

18/04/2025

às 07h30

Publicações Relacionadas