O Governo da Bahia anunciou, nesta sexta-feira (4), o fim da investigação do solo para a construção da Ponte Salvador-Itaparica, que vai ligar a capital à Ilha de Itaparica sobre o mar.
Com a conclusão desta etapa, os próximos passos serão a finalização do projeto de fundações da ponte e a mobilização dos canteiros de obras. Não foram divulgados prazos.
Segundo a gestão estadual, o processo de sondagem geotécnica, desenvolvida na Baía de Todos-os-Santos nos últimos 12 meses, foi concluída nesta semana, permitindo definir com precisão as fundações da estrutura.Itaparica
O Governo detalhou também que a investigação foi a primeira do Brasil a chegar a 200 metros de profundidade, o equivalente a pouco mais de duas vezes e meia a altura do Elevador Lacerda – que tem 72 metros de altura.
“Após 12 meses de trabalho intenso na Baía de Todos-os-Santos, finalizamos a sondagem mais profunda já feita no Brasil — alcançando 200 metros para coletar material intacto do solo”, disse Rodrigues no post. A fase de sondagem, considerada fundamental para compreender as características do terreno e definir a fundação da estrutura, foi iniciada em pouco mais de 1 ano na capital baiana.
O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos. Serão contemplados 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios.
O investimento vai fomentar o desenvolvimento econômico a partir da atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário. O novo sistema também impulsionará, de maneira sustentável, o turismo na Bahia e vai reduzir distâncias entre Salvador e zonas turísticas do estado, como o Sul e Baixo Sul, em mais de 100 km.
Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, conforme análises apresentadas pela Concessionária, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. O empreendimento é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês.