Salvador pode voltar a enfrentar chuvas nos próximos dias com a chegada de uma nova frente fria, prevista para atingir a cidade entre terça (13) e quinta-feira (15).
A informação foi divulgada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), que monitora as mudanças climáticas após uma semana marcada por instabilidade e volumes elevados de precipitação.
A previsão para este domingo (11) ainda aponta chuvas isoladas até o fim do dia, intercaladas por períodos de tempo seco. Por enquanto, ainda não é possível saber se a intensidade das chuvas será semelhante à registrada na primeira semana de maio.
Bahia segue em estado de atenção em diversas regiões
Enquanto a capital baiana aguarda novo avanço da frente fria, 28 municípios do estado permanecem sob alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica risco para acumulados elevados de chuva.
Estão na lista cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), como Candeias, Camaçari e Simões Filho.
As chuvas intensas no início do mês causaram transtornos em diversas localidades. Em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, o rio Subaé transbordou na madrugada do dia 4, deixando cerca de 80 famílias desalojadas. Apesar dos danos, o município não aparece mais na lista atual de alerta do Inmet.
Em Salvador, os temporais dos primeiros dias de maio mobilizaram a Defesa Civil, que acionou sirenes e orientou a evacuação de moradores em seis comunidades com risco de deslizamento.
A cidade, que chegou a constar na lista de risco do Inmet, foi retirada da atualização mais recente, embora ainda enfrente instabilidade no tempo.