“Chip da beleza”: Senado discute proibição

Foto: Reprodução

por Leonardo Souza

Publicado em 30/10/2024,

às 19h18

O Senado Federal decidiu discutir a proibição do “chip da beleza” pela Anvisa. A sessão de debates temáticos foi aprovada nesta terça-feira (29) e deve analisar a decisão da agência reguladora, que suspendeu o uso dos implantes hormonais.

A Anvisa proibiu, no dia 18 de outubro, a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais injetáveis de gestrinona — hormônio derivado da testosterona —, conhecidos popularmente como “chips da beleza”. O Senado Federal, por sua vez, marcou uma sessão de debates para discutir a decisão da agência, mas a data ainda não foi definida.

O requerimento aprovado no Senado, proposto pelo senador Jorge Seif (PL – SC), destaca a importância de uma análise detalhada e abrangente sobre a proibição do implante, envolvendo médicos, especialistas, pacientes e representantes da sociedade civil.

Para Seif, embora a medida da Anvisa esteja fundamentada na proteção da saúde pública, “a proibição irrestrita pode descontinuar tratamentos legítimos e prejudicar pacientes que dependem desses implantes para condições específicas.”

Embora prometessem ganho de massa muscular e alívio dos sintomas da menopausa, os “chips da beleza” foram proibidos pela Anvisa após estudos e relatos apontarem sérios riscos à saúde.

A Anvisa listou uma série de problemas de saúde relacionados ao uso do “chip da beleza”, incluindo aumento do colesterol, hipertensão, AVC e arritmias cardíacas. Também foram relatados casos de crescimento excessivo de pelos em mulheres, queda de cabelo, acne e alterações na voz. Segundo a agência, a falta de comprovação científica e os riscos à saúde motivaram a proibição.

Compartilhe

Categorias

Últimas Notícias

Ex-secretário de Salvador é investigado em esquema bilionário na Operação Overclean pela PF

03/04/2025

às 09h54

Bahia enfrenta Internacional pela Copa Libertadores nesta quinta-feira

03/04/2025

às 09h27

Apresentadora Wanda Chase morre em Salvador

03/04/2025

às 09h05

Funcionários da Caixa apontam crises de saúde mental e luta por direitos

02/04/2025

às 11h00

Senado aprova PL da reciprocidade e dá resposta à ‘guerra’ comercial de Trump

02/04/2025

às 10h55

Publicações Relacionadas