No primeiro dia de operação, 473 mil pessoas solicitam reembolso pelo Meu INSS

por Redação

Publicado em 15/05/2025,

às 07h43

No primeiro dia de operação do serviço de devolução de cobranças indevidas pelo aplicativo Meu INSS, 473,9 mil pessoas solicitaram reembolso após declararem que os descontos em seus benefícios não foram autorizados. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15) pelos presidentes do INSS, Gilberto Waller, e da Dataprev, Rodrigo Assumpção, segundo a Agência Gov.

Ao todo, até as 16h, foram registradas 8,5 milhões de consultas ao serviço. Destas, 480,6 mil pessoas acessaram a área de pedidos de ressarcimento. Segundo Waller, a diferença entre o número de acessos e de solicitações efetivas se deve, em parte, à curiosidade de beneficiários que não foram lesados.

O serviço, disponível pelo aplicativo Meu INSS, foi criado após denúncias de descontos irregulares em contracheques de aposentados e pensionistas. A fraude foi alvo de investigação da Polícia Federal e da Corregedoria-Geral da União. Como resposta, o governo federal determinou o reembolso dos valores e o bloqueio de bens e contas de associações suspeitas de realizar as cobranças.

Assumpção afirmou que não há prazo limite para requerer o ressarcimento. “Não há pressa. Cada um, cada uma, no seu tempo, pode buscar a sua reparação”, disse.

Durante a manhã, o sistema apresentou instabilidades por causa da alta demanda, mas foi estabilizado à tarde. A Dataprev estima que o número de acessos ao Meu INSS nesta quarta foi três vezes superior à média diária. O aplicativo costuma registrar cerca de 89,5 milhões de consultas por mês.

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