Apontado como possível candidato à presidência nacional do PT, o líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) João Paulo Rodrigues tem testado um slogan inusitado: “Como plano B, vote João Paulo do MST”. A frase foi repetida por ele a aliados durante a Feira Nacional da Reforma Agrária, que ocorreu até domingo (11) no Parque da Água Branca, em São Paulo.
Rodrigues foi indicado pelo prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, que integra a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), a mesma de Edinho Silva, atual prefeito de Araraquara e nome favorito do presidente Lula para o comando petista. Também é cotado o deputado federal Rui Falcão (SP), ex-presidente da sigla.
O lançamento formal da pré-candidatura de Rodrigues depende de uma conversa agendada com Quaquá para depois do evento. A possibilidade de sua entrada na disputa expõe um racha na CNB, corrente hegemônica no PT, hoje dividida entre o grupo de Edinho e o de Quaquá.
Presente na feira, o atual presidente do partido, senador Humberto Costa (PE), reagiu com bom humor ao slogan do líder do MST. “Vamos trabalhar mais intensamente para conseguir a unidade da CNB em torno do Edinho. Já estamos trazendo o Quaquá para uma conversa”, afirmou.
O 1º turno da eleição interna está marcado para 6 de julho. E o 2º turno, se ocorrer, será em 20 de julho.