Um mês depois de receber alta do hospital, o Papa Francisco morreu aos 88 anos na madrugada desta segunda-feira (21), anunciou a Santa Sé. Sua última aparição pública foi no domingo (20), durante as celebrações da Páscoa na Praça de São Pedro, no Vaticano.
“Esta manhã, às 7h35 (horário local, 2h35 em Brasília), o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja”, anunciou o cardeal camerlengo Kevin Farrell em um comunicado divulgado pelo Vaticano.
Nos últimos dois anos, Francisco tem enfrentando diversos problemas de saúde, com episódios de bronquite, gripes e também quedas, como a que ocorreu em janeiro e acabou deixando-o com o braço imobilizado.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano da história. O pontífice foi eleito em 2013 após a renúncia de Bento XVI.
Conforme as regras do Vaticano, um funeral deve ser realizado em nove dias, seguido por um período de 15 a 20 dias de organização do conclave, durante o qual os cardeais eleitores, quase 80% dos quais foram escolhidos pelo próprio Francisco, terão a difícil tarefa de eleger o sucessor. O cardeal camerlengo irlandês, Kevin Farrell, atuará como “papa interino”.
“Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, disse o Vaticano, em nota.