A morte de uma jovem de 19 anos durante uma operação da Polícia Militar gerou protestos e interrompeu o serviço de transporte público no bairro da Engomadeira, em Salvador, na tarde deste domingo (13).
De acordo com moradores, a vítima, identificada como Luiza, foi atingida durante uma troca de tiros entre policiais da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e suspeitos. A população acusa os agentes de serem os responsáveis pelo disparo.
Em protesto, moradores bloquearam a entrada da comunidade, incendiaram contêineres de lixo e atravessaram dois ônibus na Estrada das Barreiras. Os veículos, das linhas 1249 (Jardim Santo Inácio x Iguatemi) e 1211 (Tancredo Neves / Terminal Acesso Norte x Barra), foram interceptados por volta das 16h30. Os motoristas foram obrigados a abandonar os coletivos, que foram removidos cerca de uma hora e meia depois.
Por conta da manifestação, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) suspendeu temporariamente o atendimento na região. As linhas que trafegam pela Estrada das Barreiras passaram a circular com desvio pela rotatória do Hospital Juliano Moreira. Agentes da Semob e do Consórcio Integra monitoram as mudanças.
Em nota, a Polícia Militar informou que as guarnições da 23ª CIPM foram recebidas a tiros durante a operação e que os fatos estão sendo apurados. A corporação não confirmou o envolvimento dos policiais na morte da jovem.