A população de Paulo Afonso e região passará a contar com um importante reforço na rede de saúde: o Hospital Universitário de Paulo Afonso (HUPA), que contará com 165 leitos, sendo 30 de UTI, e será referência em atendimentos de média e alta complexidade. O investimento total ultrapassa R$ 200 milhões, incluindo obras e equipamentos, e a unidade também funcionará como espaço de formação para profissionais da saúde.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou o impacto da obra: “Estamos garantindo mais acesso à saúde, com um hospital moderno, bem equipado e que também servirá como espaço de formação para médicos, enfermeiros e outros profissionais. Isso significa mais atendimento, mais especialistas e menos deslocamentos para grandes centros”, afirmou.
De acordo com a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, o HUPA contará com seis salas cirúrgicas, centro de bioimagem completo, maternidade de alto risco e leitos de UTI neonatal. “Será uma unidade completa, que vai ampliar a capacidade de atendimento e integrar a rede regional com outras unidades como o Hospital Regional de Juazeiro”, explicou.
O hospital será construído em parceria com o Governo Federal, EBSERH, Univasf e o Governo da Bahia. Na mesma ocasião, foi entregue a adequação do Núcleo Regional de Saúde Norte, com investimento de quase R$ 2 milhões. O ministro Rui Costa afirmou que “a descentralização da saúde é essencial para garantir um atendimento digno e especializado. Esse hospital vai salvar vidas”.