terça-feira, 15 de abril de 2025

Enem 2024: veja quais documentos serão aceitos nos dias de prova

Foto: Reprodução

por Redação

Publicado em 31/10/2024,

às 18h00

Os participantes brasileiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 devem levar ao local de prova, conforme indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição, um documento válido com foto – impresso ou digital – emitido por órgãos brasileiros, como a carteira de identidade ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). As provas do Enem 2024 ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro.

Os documentos podem ser apresentados em formato digital, diretamente no celular do candidato, através dos aplicativos oficiais, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), RG Digital, o e-Título (versão digital do título de eleitor), a CNH Digital (versão digital da Carteira Nacional de Habilitação) ou pelo app Gov.br, na seção Meus Documentos.

Caso apresente a versão digital do documento, o candidato deve verificar antecipadamente se o aplicativo está atualizado e funcionando corretamente para evitar problemas nos dias das provas.

Para que o participante estrangeiro possa acessar a sala de provas, é obrigatória a apresentação de um documento oficial e original com foto, como passaporte ou carteira de identidade emitida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para estrangeiros, incluindo refugiados, entre outros documentos aceitos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que, sem documento de identificação, o participante não poderá permanecer no local de prova.

Em caso de perda ou extravio de documentos físicos, o boletim de ocorrência (B.O.) emitido pela polícia não será mais aceito, diferentemente de edições anteriores, como medida para aumentar a segurança do exame. Nesses casos, será necessário apresentar uma versão digital de um dos documentos aceitos ou outro documento de identidade válido com foto.

Cópias de documentos, mesmo que autenticadas, fotos de documentos digitais exibidas fora dos aplicativos oficiais ou documentos que não contenham foto não serão aceitos pelo fiscal de sala.

Conforme o edital do Enem 2024, o participante que apresentar a via original de um documento oficial de identificação danificada, ilegível ou com uma fisionomia alterada, que impeça a identificação completa de seus elementos essenciais ou assinatura, poderá realizar as provas, mas deverá passar por um processo de identificação especial.

Nessa situação, um colaborador contratado para o dia da prova coletará informações pessoais e fará a captura da foto do rosto do participante e do documento apresentado, nas dependências onde o exame será aplicado.

Caso o participante esteja usando máscara de proteção contra doenças infectocontagiosas, será necessário removê-la temporariamente para a identificação.

Compartilhe

Categorias

Últimas Notícias

Jerônimo Rodrigues lamenta morte de jovem e promete rigor na apuração: “Perda irreparável”

15/04/2025

às 08h32

Governo Lula deve prever salário mínimo de R$ 1.627 em 2026

15/04/2025

às 08h25

Bahia lidera produção de café no Nordeste e consolida posição como 4º maior produtor do Brasil

15/04/2025

às 08h05

PRF na Bahia lança Operação Semana Santa 2025

15/04/2025

às 07h59

Neto Carletto critica articulação de ACM Neto

15/04/2025

às 07h54

Publicações Relacionadas